Formação - Maria, Imaculada Conceição

Maria, Imaculada Conceição 
Por Renan Alvarenga


A pessoa de Maria, mãe de Jesus, é de vital importância para o Cristianismo. Nossa Senhora foi a primeira cristã, a portadora da Boa-Nova que, com seu famoso "Faça-se" (cf. Lc 1, 38), tornou-se a Porta do Céu pela qual a humanidade encontrou a salvação em Cristo Jesus.

Maria é enaltecida nas escrituras. Ao contrário do que se lê nas edições de bíblias protestantes, Nossa Senhora é mais que simples "favorecida"; nas palavras do Anjo Gabriel, é a "cheia de Graça" (cf. Lc 1, 28). 

Tal afirmação bíblica revela-nos que a graça de Deus se realizou plenamente em Maria, ou seja, declara sua pureza, sua santidade. Foi preservada do pecado original desde o início de sua existência, a fim de que o Messias viesse ao mundo por um ventre preservado de mácula.

Desse modo, com base na Sagrada Escritura, pela autoridade conferida por Jesus a São Pedro (cf. Mt 16, 19), o Papa Pio IX  definiu dogmaticamente a doutrina da concepção imaculada de Maria, na Constituição Ineffabilis Deusem 8 de dezembro de 1854.

A Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora acontece, portanto, no dia 8 de dezembro. Está contemplada no calendário de dias santos de guarda, nos quais o fiel católico deve participar da Santa Missa.

Comentários