Sobre repertórios litúrgicos



A riqueza da Liturgia é imensurável. Enquanto ministros de música, deve ser constante a nossa preocupação em selecionar repertórios que conversem com a Liturgia, com o objetivo de favorecer a imersão da assembleia no culto divino, a Santa Missa.

Educa-nos, nesse sentido, a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia:
Nº 112 - "A música sacra será, por isso, tanto mais santa quanto mais intimamente unida estiver à ação litúrgica, quer como expressão delicada da oração, quer como fator de comunhão, quer como elemento de maior solenidade nas funções sagradas";
Nº 113 - "o fim da música sacra (...) é a glória de Deus e a santificação dos fiéis".

Faço o apelo para, quando alguma das sugestões aqui propostas se mostrar inviável (por questão do tempo para ensaio, da incapacidade de absorção pelos fiéis ou qualquer outro motivo), que se tenha em mente a necessidade de estudar a Liturgia da Palavra antes da substituição do canto. Não somente o tempo litúrgico deverá conduzir nossas escolhas, como também a mensagem central de cada celebração, ou seja, a realidade que o Senhor quer nos comunicar e que a música sacra precisa destacar.

Outro ponto é que as sugestões deste blog não refletem necessariamente o repertório adotado em todo o Brasil (falo especialmente aos seguidores no exterior), considerando que as várias localidades apresentam tradições e realidades musicais próprias. Como exemplo, cito a Região Nordeste, onde se adota, de modo mais fidelizado, o Hinário Litúrgico da CNBB, o qual contém propostas mais afinadas com a experiência musical dessa parte do país.

Para referência, os repertórios aqui presentes correspondem ao adotado (parcial ou totalmente) no âmbito da Paróquia Imaculada Conceição de Iguaba Grande/RJ (Arquidiocese de Niterói), da qual faço parte.

Feitas essas colocações, gostaria de agradeçar aos seguidores pela confiança, pedindo a Nosso Senhor que abençoe e faça prosperar o ministério litúrgico de todos os que se empenham devotamente ao louvor de Deus.



Caso tenha alguma partilha ou sugestão, fique à vontade para deixar seu comentário.

Comentários