Sobre repertórios - aos irmãos da Pastoral da Música de minha paróquia

Não tenho a noção exata sobre a quem o conteúdo desta página serve, ou seja, sobre quem dele se beneficia diretamente. É fato que atualmente existe uma maior variedade de sites que prestam o serviço de fornecer sugestões de repertórios litúrgicos, de modo que essa informação já não me é tão paupável.

Conheço, claro, meus irmãos de comunidade paroquial. Por muito tempo, este blog foi a referência principal para a seleção dos repertórios executados em minha paróquia. Anteriormente ao seu nascimento (do blog), percebi que a comunidade carecia de critério quanto aos cantos adotados nas missas, como também que o repertório geral estava demasiado engessado, reduzido. Daí germinou o Imaculada Canção, de uma necessidade concreta.

Hoje, prudentemente, os ministros de música acolhemos a indicação contida nos escritos do Pe. Joãzinho (SCJ), o qual aconselha as comunidades a não incubir uma única pessoa da tarefa da escolha dos cantos litúrgicos. Assim o fizemos. Atualmente contamos com duas frentes para a seleção das músicas, visando ao melhor para a liturgia (dois blogs - um deles sendo este, o Imaculada Canção).

A apresentação desse contexto é importante para o que direi a seguir, e espero ser bem interpretado pelos meus irmãos.

Frequentando as missas em minha paróquia, tenho notado as indicações deste blog sendo gradual e crescentemente desconsideradas. É preciso registrar que já ocorreu de nenhum canto ser empregado em determinada missa. Na mais recente de que participei, apenas um canto foi adotado (diga-se, o de envio/final). O fato pode indicar que não há identificação dos grupos musicais (e, talvez, da própria comunidade) com as canções propostas aqui. Acredito que seja um movimento natural, de modo algum reprovável, embora eu ainda me questione sobre o compromisso com a mensagem comunicada pela música em nossas liturgias.

Tenho plena consciência de que ninguém está obrigado a aderir às minhas sugestões. No entanto, não posso mentir: tal constatação me gera certo pesar, considerando o empenho em estudar e trazer propostas afinadas com cada celebração, cada leitura, cada ocasião.

É sabido por meus irmãos que, porventura do desenvolvimento de uma fenda glótica, estou temporária e indefinidamente impedido de exercer meu ministério na Santa Missa, razão pela qual não nutro expectativas de que minhas sugestões voltem a ser significativamente contempladas nas celebrações.

Por fim, tendo constatado pessoalmente o progressivo desuso dos repertórios sugeridos, por parte da maioria dos grupos musicais de minha comunidade  (acentuadamente, da Semana Santa em diante), comunico que o Imaculada Canção não mais enfocará especificamente a realidade local de minha paróquia. A partir de agora, buscará contemplar um contexto litúrgico mais amplo, no horizonte geral das paróquias de nosso país.

Tal comunicado tem caráter informativo, em respeito à dedicação e ao ministério dos meus irmãos da Pastoral da Música.

Paz e bem
Renan Alvarenga

Comentários

  1. Boa noite Renan!
    Paz e bem!
    Meu nome é Rogério, sou da Comunidade São Miguel Arcanjo, da Paróquia Santa Cruz, localizada em Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias.
    Quero lhe dizer que não conhecia o contexto da criação do blog, porém ele tem me ajudado bastante. Digo, sinceramente, que não sigo 100% das sugestões, até porque vivemos realidades bem distintas. Aqui temos apenas dois sacerdotes para 21 comunidades! Músicos! Acho que podemos contar nos dedos! Em minha comunidade mesmo, neste momento, só temos um, e não sou eu (rs)! Na verdade, com meus 44 anos de vida, resolvi encarar o desafio de aprender a tocar violão! No momento eu só canto. Acredito que no final do ano, talvez antes, já consiga ajudar. Mas, muitas vezes, levamos os cânticos somente na voz.
    Mesmo não tendo as mesmas proporções, entendo o seu sentimento porque já aconteceu comigo. O silêncio, como de Maria, e a resiliência me fizeram continuar e perseverar!
    Então, antes de preparar a folha de cânticos das missas e celebrações não só da Comunidade. como também das missas paroquiais, eu sempre consulto este canal.
    Acredito que outros irmãos e irmãs, assim como eu, também o fazem!
    Por esse motivo lhe peço: não pare!
    Peça que o Espírito Santo haja poderosamente em seu coração e mente, purificando-o e esvaziando-o de tudo aquilo que o perturba e o afasta da unção do Senhor, para que você possa continuar com este trabalho abençoado!
    Desculpe-me me alongar, mas senti uma certa aflição em suas palavras.
    Tenho certeza que tudo ficará bem em nome de Jesus!
    Que Deus o abençoe poderosamente e aprimore e conserve seus dons!
    Tenha uma noite, uma semana, um mês, um ano, uma vida abençoada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas sábias palavras, Rogério. Fico agradecido que este serviço seja útil à sua comunidade.
      Entendo bem a realidade que você descreveu, porque já foi a nossa, há não muito tempo.
      Mas preciso esclarecer um ponto: não tenho a intenção de encerrar as atividades do blog, tendo em vista, inclusive, o atendimento à minha comunidade. Contudo, julguei necessário registrar que não mais terei a preocupação de adequar os cantos à nossa realidade específica, porque tenho observado que os nossos ministérios de música, de modo geral, não têm se identificado com as minhas sugestões, mesmo que eu as fundamente apontando os textos bíblicos das celebrações.
      Eu sinceramente agradeço pelo apoio.
      Deus te abençoe, igualmente.

      Excluir

Postar um comentário

Contribua com suas sugestões, perguntas ou apontamentos.